sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Termina a greve dos professores do Estado

As aulas vão voltar na próxima segunda-feira (20/08) para os estudantes da rede estadual de ensino. É o que foi determinado em assembléia realizada na manhã desta sexta (17/08) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN). "Nós suspendemos a greve", disse o diretor de legislação do sindicato, Miguel Salustiano.

"Vamos perceber se o governo tem intenção, mesmo, de negociar", ressaltou o diretor sobre quais vão ser os próximos passos dados pela categoria. O Sinte-RN já encaminhou um ofício declarando o fim da greve e espera uma nova rodada de negociações.

Nos últimos dias, o movimento grevista vinha diminuindo. A paralisação que começou com 87%, nesta quinta (16/08) apenas tinha cerca de 56% dos professores parados. O diretor de comunicação do Sinte-RN, Domingos Sávio, chegou a admitir que o sentimento dos educadores era de derrota. "Hoje a categoria sente que a educação do Rio Grande do Norte foi derrotada".

39 dias de greve

O Sinte-RN explicou que a força do movimento foi enfraquecida devido a atos "autoritários e repressivos" por parte do Governo Estadual. A fala faz referência ao corte do ponto dos grevistas realizado no dia 23 do mês passado.

Durante os 39 dias de greve, várias foram as críticas da categoria em relação à secretária de educação, Ana Cristina Leite. O ponto máximo do movimento foi a invasão, feita pelos professores, ao prédio da secretaria, no Centro Administrativo.
A secretária acabou usando da força da polícia militar, alegando preservação do patrimônio público.

Propostas do governo

Entre as propostas apresentadas pelo governo está o pagamento das promoções vertical e horizontal de forma escalonada, sendo 25% em 2008, 25% em 2009, 30% em 2010 e 20% em 2011, e, a publicação e pagamento de 412 professores do concurso de 2000.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: