quarta-feira, 15 de agosto de 2007

RN pode ter usina de leite de cabra em pó

A Secretaria Estadual de Agricultura está articulando parceria com o Ministério da Ciência e da Tecnologia para concretizar um projeto que vem obtendo bons resultados nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro: industrialização de leite de cabra em pó. Foi o que adiantou a secretária estadual de Agricultura, Larissa Rosado, que nesta quarta-feira (15) esteve visitando fábricas de leite de cabra em pó nas duas cidades.

“Se conseguirmos implantar usinas semelhantes no nosso Estado, os produtores poderão comercializar o leite não apenas para o governo, mas também para outros consumidores, incrementando ainda mais a economia local”, defende a secretária.

A idéia, segundo ela, é fazer com que a absorção da produção do leite e sua transformação em leite em pó acabe com o perecimento do produto. “Nos períodos em que o preço do leite estiver muito alto, a proposta é de que a fábrica possa atender a demanda do mercado interno, garantindo a sobrevivência dos produtores com a compra do leite e fortalecimento do rebanho”, justifica.

De acordo com a secretária, a proposta é de que a fábrica de leite de cabra em pó do Rio Grande do Norte seja implantada na cidade de Angicos, na região central do Estado, que é a maior produtora do leite de cabra. Atualmente, dos cerca de 5.500 litros diários produzidos na região, pouco mais de 5 mil são vendidos ao governo do Estado para o programa do Leite, que beneficia milhares de famílias diariamente.

Fonte: ASSECOM

Nenhum comentário: