quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Bancada assegura emenda para UFERSA

A Universidade Federal do Semi-Árido-UFERSA, recebeu a autorização para desenvolver o projeto de expansão com a implantação dos campi de Pau dos Ferros, Apodi e Angicos e, numa segunda fase, dos núcleos de Caraúbas e Açu. A principal garantia foi dada, em Brasília, pela bancada federal do Rio Grande do Norte, através de uma emenda coletiva ao Orçamento Geral da União (OGU).

A proposta apresentada pelo deputado Betinho Rosado(DEM) foi acatada, de pronto, pelos senadores Rosalba Ciarlini e José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho(PMDB), além dos deputados Henrique Alves (PMDB),Fábio Farias (PMN), Fátima Bezerra (PT) e Rogério Marinho (PSB).

A sugestão surgiu depois dos parlamentares ouvirem do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação(MEC), Ronaldo Mota, que havia limitação financeira para o projeto de expansão. Embora tenha afirmado que o orçamento da UFERSA poderá ser aditivado em 20% para investimento, havendo possibilidade desse percentual dobrar, o secretário considerou fundamental a união da classe política do RN concretizada na apresentação da emenda que garantirá os recursos para a implantação dos campi. Ele propôs Ao reitor da Universidade, Josivan Barbosa, a elaboração dos projetos mostrando a viabilidade dos campi, defendendo a participação das prefeituras.

“ Nós reservaremos recursos na emenda coletiva, mas precisamos buscar a parcela dos governos federal e do Estado”, sugeriu a senadora Rosalba Ciarlini, argumentando que a criação de cada campus irá promover o desenvolvimento do Estado e do país, destacando que as regiões oeste e central são responsáveis pelos principais produtos da pauta de exportação, como melão e outros da fruticultura irrigada.

Lembrando sua experiência como prefeita, a senadora disse acreditar que os gestores municipais são os mais interessados em participar da parceria, entendendo que a criação da Universidade em seus municípios promoverá emprego, renda e auto-estima.

Na audiência com o Secretário da SESU estavam os prefeitos de Pau dos Ferros, Leonardo Rego; de Apodi, José Pinheiro; Riacho da Cruz, Marco Aurélio;Olho D´Água, Jackson Queiroga e ainda, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silveira que é presidente da Confederação dos Municípios do Ceará e a presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Batalha.

Os deputados estaduais Gilson Moura e Fernando Mineiro também participaram da reunião em Brasília e se comprometeram a defender recursos para a UFERSA, no orçamento do Estado.

Os outros parlamentares Sandra Rosado(PSB), João Maia(PR)e Felipe Maia(DEM), estavam representados.

O projeto para a implantação da UFERSA deve ser apresentado até o dia 15 de outubro. O reitor Josivan Barbosa adiantou que nos próximos dias, o encaminhará a bancada federal.

Nenhum comentário: