segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Senado remarca para quinta reunião da Mesa sobre caso Renan

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), remarcou para quinta-feira a reunião da Mesa Diretora para decidir se enviará ao Conselho de Ética da Casa a terceira representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo o senador, Renan precisa ser notificado sobre a reunião, por isso decidiu deixá-la para quinta-feira. Inicialmente, a reunião estava marcada para quarta-feira.
Dias afirmou que a nova representação deve ser encaminhada pela Mesa Diretora ao Conselho de Ética da Casa. Ele vai presidir a reunião, uma vez que o primeiro vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), estará fora de Brasília. Como Renan é citado na acusação, também não poderá presidir a reunião.

Na opinião do senador, a Mesa não tem poderes para arquivar a representação. "Na minha opinião, não há nenhuma chance de a representação não passar. Pela lógica não vejo como não passar", afirmou.

O pedido de investigação foi apresentado pelo PSDB e o DEM (ex-PFL). Os dois partidos cobram apuração sobre a denúncia de que Renan teria usado "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. Dias considera que a denúncia amplia a necessidade de investigações do conselho sobre o presidente do Senado.

Se a representação chegar ao conselho, será a terceira investigação contra o presidente do Senado desde que as primeiras denúncias contra Renan vieram à tona, no final de maio. O peemedebista já responde a processo por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de que teria usado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.

O conselho também vai investigar denúncia de que Renan teria beneficiado a Schincariol junto ao INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), a preço acima do mercado. A investigação depende, no entanto, da escolha de um novo relator para o caso.

Fonte: Folhaonline

Nenhum comentário: