quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Votorantim e Cimento Tupy confirmam construção de fábricas no RN

Dois dos maiores grupos empresariais do país irão investir mais de R$ 300 milhões na construção de fábricas de cimento em território potiguar. A governadora Wilma de Faria assina nesta quinta-feira (16), às 10h, na Governadoria, um protocolo de intenções com o Cimento Tupy para instalação de uma planta industrial entre os municípios de Mossoró e Serra do Mel. Na próxima semana, outro protocolo será assinado com o grupo Votorantim, que também vai instalar uma fábrica na região mossoroense. Juntas, as duas unidades irão gerar cerca de 2.000 empregos diretos e contribuir para que o Rio Grande do Norte se torne um dos principais pólos do setor no Nordeste. A confirmação é mais uma conquista da Agenda do Crescimento que, desde que foi lançada, em março passado, tem estimulado a atração de grandes investidores para o Estado.

No mês passado, diretores dos dois grupos foram recebidos em audiência pela governadora Wilma de Faria, que se comprometeu em dar todo o apoio necessário para que as fábricas possam ser instaladas na região mossoroense. Na ocasião, ela ofereceu incentivos fiscais, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), além de acompanhamento do Governo do Estado de todo o processo legal para instalação das unidades.

Uma das fábricas, a do grupo Cimento Tupy, já está com processo de financiamento em fase de análise pelo Banco do Nordeste. A planta industrial vai ser a primeira do grupo mineiro na região Nordeste e deve produzir uma média de 2.000 toneladas de cimento por dia, o equivalente a uma produção de 800 mil toneladas por ano. O próximo passo será a requisição das licenças ambientais, para que as obras possam começar.

A outra unidade vai ser construída por um dos maiores conglomerados empresariais do país, o grupo Votorantim. Quando conversou com a governadora, há pouco mais de um mês, o diretor presidente do grupo, Eduardo Maciel, informou que a planta industrial que vai ser construída no Rio Grande do Norte terá o mesmo padrão das outras 23 unidades já instaladas em todo o país e que o objetivo é incrementar as vendas de cimento no Nordeste, região que mais tem se destacado no setor de construção civil, com crescimento anual da ordem de 10%.

Tanto os diretores da Votorantim quanto do Cimento Tupy elogiaram a política de atração de investidores, favorecida pela Agenda do Crescimento, que em quatro anos pretende captar recursos da ordem de R$ 15 bilhões para serem investidos em obras e projetos que gerem emprego e renda para a população do Estado. Segundo eles, o apoio governamental foi decisivo no momento da escolha do Rio Grande do Norte para sediar os empreendimentos. Os dois grupos já dispunham, há alguns anos, de reservas de calcário na região Oeste, próximo a Mossoró, mas ainda não haviam decidido investir na construção de fábricas no Estado.
Fonte:

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: