segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Aprovado projeto para hospital regional de Pau dos Ferros

O Governo do Estado aprovou o novo projeto urbanístico e paisagístico do Hospital Regional de Pau dos Ferros, Dr. Cleodon Carlos de Andrade. As reformas representarão um investimento de R$ 167 mil e inclui a mudança da fachada do prédio, criação de sete leitos individuais na enfermaria adulta, redimensionamento da unidade de internação e climatização da ala de internações. Atualmente, o hospital está concluindo a primeira etapa de sua reforma, que beneficia a sala de observação infantil e o ambulatório para agilizar os atendimentos de urgência.

Para isso, foram injetados R$ 146 mil. O novo projeto de urbanismo foi incluso no orçamento da Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap) para o próximo ano. Até o fim deste mês, estarão entregues para a população seu serviço de urgência, totalmente reformado, com a prestação do serviço da Tecnologia do Acolhimento com Classificação de Risco. Implantar a Classificação de Risco, por sinal, já eram uma meta da Sesap para a unidade, desde que foi implantado o ambulatório no hospital. Com o novo método de acolhimento, outra mudança a ser implantada no hospital é o zoneamento de alas de acordo com a necessidade de atendimento.

Serão basicamente três setores, indicados nas cores vermelho, azul e verde. No primeiro, serão atendidos os casos de risco de vida, fraturas, luxações, entorses ou mesmo os casos em que o paciente chega desacordado. No segundo, deverão ser feitos os diagnósticos e entrevistas de casos. Esse também será o setor no qual os pacientes aguardarão vagas para internações. O terceiro, atenderá os pacientes que estão prestes a receber alta. Para o secretário Estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcante Cunha Júnior, tanto a reforma de paisagismo quanto as mudanças estruturais que têm sido implantadas contribuem para o melhor atendimento dos pacientes. “Ao investir em uma unidade de referência como a de Pau dos Ferros, estamos dinamizando o serviço e evitando que o cidadão tenha que se deslocar até Natal a procura de atendimento”.

O diretor administrativo do Hospital Cleodon Carlos de Andrade, Francisco Lucas Batalha, confirma que já houve aumento na demanda de pacientes atendidos pelo hospital. Segundo ele, “Essa é a maior certeza que estamos trabalhando da maneira correta, pois ninguém procura um serviço que não funciona”. Há oito meses, o Hospital Regional de Pau dos Ferros vêm executando mudanças também na mobília e no maquinário do hospital.

Ao todo já foram trocados 180 móveis, adquiridos equipamentos como aparelhos de eletrocardiograma, hematologia e um aparelho de raio-x portátil. As instalações elétricas e as lâmpadas comuns foram substituídas por outras mais econômicas. O resultado foi a redução na conta de energia em 50%.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: