quinta-feira, 31 de julho de 2008

Festa do Bode será iniciada nesta quinta

Tem início hoje a 10ª edição da Festa do Bode que será realizada no Parque de Exposições Armando Buá, conhecido também como Mercado do Bode. O evento se estende até o dia 3 de agosto e já pode ser considerado o maior do Rio Grande do Norte, quando se trata de ovinocaprinocultura. Cerca de dois mil animais, entre caprinos, ovinos, eqüinos, caprinos e bovinos devem ser expostos no evento, que deve movimentar, aproximadamente, R$ 1.200.000,00.

A abertura oficial do evento será realizada às 20h, seguida do show do cantor Dorgival Dantas e de Xavier Araújo. A programação da festa incluirá atividades comerciais, realização de seminário, cursos e eventos artístico-culturais. Uma das novidades desta edição do evento é a realização do 4º Oeste Leite dentro da festa. Além de expositores do nosso Estado, o evento contará com a participação de expositores do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Francisco Canindé está participando do evento local pela primeira vez, embora já tenha participado de outras festas do tipo no Estado. Ele cuida de 12 caprinos, dos quais dois são dele. Canindé afirma que tem boas expectativas para o evento, uma vez que o número de criadores é maior do que os demais dos quais costuma participar. Com isso, a competição aumenta e o entusiasmo também. Entre os animais que cuida ele destaca um macho vencedor do torneio de Lajes na categoria vitalícia e uma fêmea que foi a campeã reservada no mesmo torneio. Para participar do torneio os animais têm uma alimentação à base de cenoura, para que os pêlos se tornem brilhantes e de ração.

Dando prosseguimento à programação do evento, amanhã, das 8h às 12h será realizado o Seminário da Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura no mini-auditório do Centro de Convivência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e à noite haverá o festival de gastronomia. Já o show fica por conta da cantora Rita de Cássia e de Lalauzinho de Lalau. No sábado, 2 de agosto, terão início os cursos de capacitação que serão desenvolvidos no Mercado do Bode e será realizado o Leilão da Terra da Liberdade onde são comercializados bovinos, caprinos, ovinos e eqüinos. À noite, as atrações musicais são o cantor Amazan e a banda Flor Mania. Dentro da programação serão realizados ainda exposições e julgamentos de animais, além do torneio leiteiro. A premiação dos animais será realizada no domingo, dia 3.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: