terça-feira, 10 de julho de 2007

LEI DO TEATRO PROPOSTA POR ROSALBA SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

LEI DO TEATRO PROPOSTA POR ROSALBA SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Produtores, diretores, artistas e técnicos em espetáculos reunem-se nesta quarta-feira no Senado. Eles vão debater a lei específica do teatro, proposta pela senadora Rosalba Ciarlini. “Queremos subsídios para a elaboração do projeto e para isso faremos diversas audiências públicas com especialistas na subcomissão Permanente de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social”, adiantou a senadora.

A subcomissão que funciona no âmbito da Comissão de Educação (CE), convidou o produtor teatral e especialista em legislação cultural Paulo Pélico; a atriz Beatriz Segall; a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated-RS), Marley Bisol Danckwardt; e o ator e produtor teatral Odilon Wagner.

Além deles, a expectativa é que a audiência que contou com o apoio do presidente da subcomissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), conte com a presença de outros artistas na platéia.

Na semana passada, a senadora Rosalba Ciarlini conversou, por telefone, com o teatrólogo Gabriel Vilela, que dirigiu uma das edições do Espetáculo Auto da Liberdade que marca as comemorações da Abolição da Escravatura em Mossoró, quando Rosalba era prefeita. Vilela confirmou que estará na audiência que acontecerá a partir das 10h, na Ala Alexandre Costa, nesta quarta.

Para Rosalba, a Lei permitirá que os artistas possam ocupar novos palcos, tornando o teatro cada vez mais acessível. “ O teatro deve ser uma prática educativa”, defende, reafirmando que a elaboração da Lei depende das sugestões que serão apresentadas nas audiências. A intenção é promover outras reuniões no segundo semestre legislativo, caso haja recesso parlamentar.

Nenhum comentário: