sexta-feira, 13 de julho de 2007

JUíza determina fim da greve dos agentes penitenciários

Juíza determina fim da greve dos agentes penitenciários

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vanessa Lyzandra, decretou nesta sexta a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários de Mossoró. O Sindicato dos Agentes e Servidores do Sintema Penitenciário (SINDASP/RN) recebeu um mandado de intimação por incitar os grevistas a paralisarem os serviços a que são obrigados a prestar. A juíza determinou que o movimento fosse suspenso imediantamente e que os agentes penitenciários retornassem ao trabalho. Segundo as informações contidas no processo, no caso do descumprimento da decisão, a multa a ser paga é de R$ 5 mil por cada dia.

Com a greve, os advogados e oficiais de justiça estavam sendo impedidos de entrar na cadeia pública de Mossoró. Essa ação dos agentes penitenciários impossibilitou que os alvarás de soltura e os mandados judiciais de intimações fossem cumpridos. ``Nesta sexta três advogados de Mossoró foram impedidos de falar com seus clientes e chegou uma intimação que não pôde ser cumprida em virtude dessa greve'', afirmou o presidente da OAB de Mossoró, Humberto Fernandes.

No entanto, o representante do SINDASP, Carlos Santiago, afirmou que não estavam impedindo a entrada de ninguém. ``Isso não é verdade, o que acontece é que só temos uma pessoa trabalhando e por isso fica difícil atender a demanda. Nós estamos mantendo os 30% da lei de greve, ou seja, nosso movimento não é ilegal'', explicou. De acordo com Santiago, o sindicato recebeu a orientação para fazer uma nova proposta e tentar uma nova negociação. ``Nós estamos solicitando um salário de R$ 2 mil, dividido em quatro parcelas. Esse aumento não vai pesar tanto para o governo no final do mês'', afirmou.

Até por volta das 19h desta sexta, Santiago não havia tomado conhecimento da decisão da juíza e afirmou que a greve será mantida.

Nenhum comentário: