terça-feira, 24 de julho de 2007

Mossoró recebe Centro de Tecnologia de Apicultura e Meliponicultura

A governadora Wilma de Faria vai inaugurar no próximo sábado (28), em Mossoró, o Centro de Tecnologia de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetec), unidade de estudos e desenvolvimento da cultura apícola que vai oferecer aos produtores suporte técnico para elevar a produção e a qualidade do mel e seus derivados. A solenidade de inauguração está programada para 12 horas, durante o encerramento do Congresso Norte-Rio-Grandense de Apicultura e Meliponicultura, evento realizado pelo Governo do Estado em parceria com Sebrae, Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e Prefeitura de Mossoró.

A implantação do Centro de Tecnologia de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte, na fazenda experimental Alagoinha, da Ufersa, demandou investimento superior a R$ 1 milhão, entre recursos do governo federal, tesouro estadual e Sebrae. O Ministério de Ciência e Tecnologia, Sebrae e a Ufersa são parceiros do Governo do Estado no projeto, que conta com laboratório para análise de mel, produção de rainhas e estudo da enxameação, usina de beneficiamento de cera de abelha e centro de treinamento.

O Cetec tem como objetivos prioritários a execução dos projetos Prorainha, que consiste na criação de um banco de dados de rainhas africanizadas, garantindo a sanidade das colméias, e Promel, que visa à implantação de um laboratório para análises e estudos do mel no Rio Grande do Norte e na região Nordeste, determinando as medidas de controle que possibilitem o processamento do mel com qualidade e viabilidade de comercialização.

"O projeto é mais uma importante iniciativa de extensão e fortalecimento do trabalho voltado para o desenvolvimento da apicultura no Estado, realizado através do Governo do Estado e seus parceiros", afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado. "O Cetec também integra a Agenda do Crescimento, lançada pela governadora Wilma de Faria na posse do seu segundo mandato", completa.

Fonte: Assecom

Nenhum comentário: