segunda-feira, 23 de julho de 2007

Projeto de Rosalba Ciarlini cria Universidade Federal do Seridó

A senadora Rosalba Ciarlini recebeu sexta-feira, em Caicó, o título de cidadania com uma boa notícia. A parlamentar apresentou projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Seridó Potiguar- UFSER. O projeto autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade em Caicó, por desmembramento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

‘‘Os campi da UFRN localizados nas cidades de Caicó e Currais Novos passam a integrar a nova Universidade’’, explica a senadora que, na solenidade de posse do reitor Ivonildo Rego, em Brasília, conversou com ele sobre o assunto, recebendo total apoio.

Com a Lei aprovada no Congresso Nacional, o governo federal criará os cargos de direção e funções gratificadas necessários à instituição. O governo ficará autorizado a transferir servidores da UFRN e transformar cargos efetivos vagos dos quadros de pessoal dos órgãos e entidades da Administração Federal direta, autárquica e fundacional, aqueles que se fizerem necessários ao funcionamento da entidade.

Na justificação, a senadora lembra que por quase 200 anos, a pecuária e a produção de algodão de fibra longa, considerada uma das melhores do mundo, foram as principais atividades econômicas da região. Entretanto, os avanços tecnológicos do setor textil, marcado atualmente pelo uso intensivo de fibras sintéticas, acabaram por inviabilizar a economia algodoeira. Com isso, a região do Seridó seguiu o padrão nacional de urbanização acelerada e abandono do campo por grandes parcelas da população. Rosalba também argumenta que já há infra-estrutura para a universidade, amparada na política de interiorização e descentralização do Ministério da Educação. O projeto foi subscrito pelos outros dois senadores potiguares: José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Nenhum comentário: