segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Começa quarto dia de julgamento do caso mensalão

Começou por volta das 14h20 desta segunda-feira o quarto dia de julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 40 pessoas envolvidas com o escândalo do mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político.

Até sexta-feira, quando a sessão foi suspensa, 19 denunciados já haviam sido transformados em réus e deverão responder por diversos crimes, como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Entre eles estão o empresário Marcos Valério, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e os ex-ministros Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes).

O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, apresentou seu voto em partes e nesta semana tratará do chamado "núcleo principal" do esquema de corrupção. Segundo a Procuradoria, este núcleo seria integrado pelo ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), deputado José Genoino (PT-SP), ex-presidente do PT, além de Silvio Pereira e Delúbio Soares, ex-dirigentes do partido.

Em reportagem publicada ontem pela Folha, Barbosa admitiu que a sessão mais difícil do julgamento será a de hoje. "A parte mais trabalhosa, digamos assim, vai ser a de segunda-feira, [quando o plenário do STF vai apreciar] o item seis, porque é a parte mais complexa, envolve um grande número de pessoas, partidos. É realmente a parte mais robusta da denúncia."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: