segunda-feira, 20 de agosto de 2007

RN tem baixo desempenho em avaliação feita pelo Ministério da Educação

O Rio Grande do Norte ficou na última colocação no ranking nacional na avaliação feita pelo Ministério da Educação através do Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb) em relação à 4ª Série do Ensino Fundamental. A avaliação refere-se ao ano de 2005 e revela as notas dos estudantes brasileiros que, à época, cursavam a 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. O Estado obteve as piores médias do País nas provas de Língua Portuguesa e Matemática - repetindo o desempenho da avaliação anterior, em 2003 - e está entre os últimos também no Ensino Médio.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O Saeb é realizado a cada dois anos e o Rio Grande do Norte obteve a 22ª e 19ª colocações nas provas de Português e Matemática relativas a 8ª série. Já os estudantes norte-rio-grandenses do 3º ano do Ensino Médio obtiveram a 23ª (Português) e 21ª posição em Matemática.

O Estado repete o baixo desempenho registrado em 2003, quando o Rio Grande do Norte também foi o último entre os 26 estados e Distrito Federal nas médias da 4ª série do Ensino Fundamental. As notas médias dos estudantes potiguares, em 2005, registraram um sensível aumento em relação ao Saeb 2003 para a 4ª série. Já em relação às demais faixas de ensino avaliadas houve redução das notas médias de uma edição para a outra dos exames.

Resultado do Enem

A classificação do Rio Grande do Norte no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) caiu uma posição, passou de 12º na edição 2005 para 13º lugar no ano passado. O que mais chama a atenção não é a posição no ranking dos estados, mas o desempenho dos estudantes norte-rio-grandenses nas provas de redação, bem acima do registrado nas provas objetivas. As escolas públicas obtiveram um desempenho inferior às instituições particulares nos dois métodos de exames.

Na edição 2006 do Enem, os estudantes do Ensino Médio no RN obtiveram uma média de 34,2 pontos nas provas objetivas e 51,27 na prova de redação. O pior desempenho foi mesmo nas instituições públicas, onde o Ministério da Educação registra 33,08 pontos (44,22 nas escolas privadas) nas questões de múltipla escolha e 50,29 (60,04 nas escolas particulares) na redação.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: