terça-feira, 28 de agosto de 2007

Senadora defende turismo para pessoas com deficiência

A senadora Rosalba Ciarlini considera que não basta a quebra de barreiras arquitetônicas para que as pessoas com deficiências tenham acessibilidade. A parlamentar sugere o aumento de recursos no Orçamento Geral da União (OGU), para que sejam implementados mecanismos de apoio às pessoas que enfrentam dificuldades não apenas de locomoção, mas também de comunicação.

A sugestão foi feita na audiência pública que debateu o turismo para as pessoas portadoras de deficiência, na Comissão de Desenvolvimento Regional. Rosalba proprôs, ainda, a qualificação dos guias turisticos para que permitam o entendimento do roteiro feito pelas agências de viagem. Esse aspecto, inclusive, estimulou o depoimento de um dos convidados Marcos Cordeiro de Souza Bandeira, representante do Ministério dos Transportes. Ele é portador de deficiência auditiva e revelou que em uma viagem turística teve dificuldades porque não recebeu nenhum material impresso sobre a cidade e nem teve as explicações do guia, dentro de suas limitações.

A senador fez um apelo ao diretor de Regulação e Gestão de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério da Cidade, para que seja estendido o direito à programas específicos para os municípios com população inferior a 60 mil habitantes e ouviu que seu pleito será encaminhado. E aproveitando o registro dos jogos Para Pan feito pelo senador Eduardo Azeredo, que estava presidido a audiência pública, a senadora destacou o desempenho excepcional do atleta norte-riograndense Clodoaldo Silva.

A audiência contou com a presença também da coordenadora geral de segmentação do turismo do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro e de uma representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

RPC - Rede Potiguar de Comunicação

Nenhum comentário: