sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Transposição do São Francisco: É uma mentira

``A transposição do Rio São Francisco é uma mentira, uma enrolação, pois não vai resolver o problema da falta d'água do semi-árido'', a afirmativa é do presidente do Comitê de Bacia do Rio São Francisco, Thomaz Mata Machado, que é contra a transposição, e participou nesta sexta, na Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN) de um debate promovido pela disciplina de Comunicação e Meio Ambiente da instituição, em parceira com a Caravana Contra Transposição do Rio São Francisco e a Favor do Semi-árido.

Segundo Machado, a população que mais necessita d'água não vai ser contemplada com a obra, pois o rio não terá vazão suficiente para atender toda demanda. ``Em alguns pontos a população reside muito longe de onde o rio passaria caso ocorre-se a transposição. Digo caso porque tenho certeza de que ela não acontecerá. Existem muitas divergências sobre a obra, portanto não será fácil colocar o projeto em prática'', explicou ele.

Durante sua fala ele lamentou a ausência de um representante do governo no debate. ``O RN é o primeiro Estado que supostamente será beneficiado com a transposição por onde a caravana passa. É uma pena que não esteja ninguém do governo aqui para debatermos o assunto. Estamos buscando o diálogo, procuramos uma aproximação com os Estados receptores para mostrar que a solução do problema é outra'', enfatizou Machado.

A Caravana contra a Transposição já passou por Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Nesses Estados recebeu o apoio dos governantes e, o comprometimento de levar adiante o debate sobre a transposição antes que seja iniciada a obra. Em todos os Estados visitados representantes do governo participaram, fato que não ocorreu no Rio Grande do Norte.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: