quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Câmara aprova prorrogação da CPMF em 1º turno

Por 338 votos favoráveis, 117 contra e duas abstenções, a proposta que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi aprovada pelos deputados. Os parlamentares ainda precisam votar destaques e emendas da proposta. Para isso, duas sessões extraordinárias foram convocadas para esta quinta-feira.

A análise da matéria começou no início da tarde dessa quarta, com a oposição promovendo uma ferrenha obstrução. O repertório de requerimentos apresentados pela oposição para adiar a análise da proposta acabou perto das 23h, e a matéria foi à votação. De acordo com o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), o resultado foi esperado. O parlamentar catarinense afirmou que a aprovação da matéria segue a lógica do “tudo por dinheiro”, numa referência ao intenso ciclo de negociações ao longo de todo o dia, entre o governo e sua base aliada.

Bornhausen também afirmou que a oposição continuará a obstrução e que a CPMF será derrubada no Senado, onde o governo não conta com a maioria que tem na Câmara. “A batalha foi perdida, mas a guerra vai ser ganha no Senado”.

O caminho da CPMF no Congresso

Agora, a proposta precisa ser votada em segundo turno pelos deputados. Assim como na primeira votação, a matéria necessita ter o mínimo de 308 votos. Se for novamente aprovada, ela segue para o Senado, onde vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e será apreciada em dois turnos no plenário. Caso passe pelo crivo dos senadores, a matéria vai à sanção presidencial.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: