quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Força Tarefa prende 28 acusados de fraudar auxílio-reclusão do INSS

A Força Tarefa Previdenciária prendeu nesta quinta-feira, na Paraíba, 28 pessoas acusadas de formar uma quadrilha especializada em fraudar benefícios de auxílio-reclusão, pago aos dependentes do trabalhador de baixa renda preso. A quadrilha atuava em diversos municípios paraibanos e causou prejuízo de R$ 3 milhões.

Fiscais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), policiais federais e representantes do Ministério Público, integrantes da Força Tarefa, cumpriram 33 mandados de busca e apreensão de documentos nas casas e escritórios dos suspeitos.

A Operação Cárcere, desencadeada na madrugada de hoje, começou a ser preparada em junho, quando os técnicos verificaram um crescimento anormal no número de auxílio-reclusão na agência da Previdência em Catolé do Rocha.

Entre 2003 e 2006, foram concedidos 108 benefícios no município de apenas 27 mil habitantes, enquanto em Pombal outro município da região, com 33 mil habitantes, foram concedidos apenas nove auxílios-reclusão. Em João Pessoa, que tem 600 mil habitantes, foram apenas 102 no período.

Foram feitas prisões e apreensão de documentos em Catolé do Rocha, Pombal, Souza, Cajazeiras, Teixeira, Brejo dos Santos e em João Pessoa. Entre os 28 presos está o chefe do serviço de benefícios da agência do INSS em Catolé do Rocha e um advogado, suspeito de ser o chefe da quadrilha.

Na operação, os policiais prenderam também uma pessoa por porte ilegal de arma. O gerente do INSS em Campina Grande, responsável pelos postos da Previdência naquela região, Francisco Roberto de Souza Marques, informou que vai abrir inquérito administrativo e demitir o servidor preso na operação.

A Força Tarefa descobriu que a quadrilha tinha colaboradores em maternidades, que falsificavam a declaração de nascido vivo de filhos fictícios de presidiários, previamente aliciados pela quadrilha. Com esse documento, a quadrilha fazia o registro civil do suposto filho dos presidiários e pleiteava o auxílio-reclusão. As informações são do gerente do INSS em Campina Grande, Francisco Roberto de Souza Marques, o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Francisco Leônidas, e o delegado Derly Brasileiro, da Polícia Federal. O delegado informou que 109 policiais participam da operação.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: