quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Hemocentro busca doadores sangüíneos

As doações sangüíneas, embora recebam maior divulgação acerca de suas necessidades em alguns períodos do ano, são constantemente necessárias, visto que a utilização do sangue recolhido se destina a casos distintos, que vão desde acidentes a cirurgias e pacientes com determinadas enfermidades. Não há como prever qual tipo sanguíneo será mais procurado, por isso o Hemocentro precisa estar sempre equipado com todos os tipos e fatores RH, para isso, no entanto, é imprescindível a contribuição da população.

A fim de alcançar tal objetivo, a instituição realiza campanhas constantes. Esta semana, o ônibus do Hemocentro esteve estacionado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), buscando doadores.

De acordo com Terezinha Nogueira, assistente social do Hemocentro, a campanha foi boa. Os tipos positivos foram os mais recolhidos nesse período, embora os tipos negativos sejam mais raros.

Terezinha conta que há cerca de 15 dias o órgão passou por um período bem apreensivo, causado pela ausência de doadores. "A gente pede a presença do doador e daqueles que não são doadores", diz a assistente social. Segundo a assistente, há períodos em que ocorre um afastamento dos voluntários, sem nenhuma explicação aparente.

Outra coisa que talvez nem todos saibam é que os doadores regulares, que são aqueles que realizam pelo menos três doações a cada 12 meses, têm direito à isenção no pagamento das taxas de inscrições de concursos públicos a níveis municipal e estadual. Dessa forma, além de poder contribuir para salvar vidas, o voluntário acaba sendo beneficiado.

Fonte: Gazeta do Oeste

Um comentário:

Vivian Bertasso disse...

Hemocentro de Ribeirão Preto, do Centro Regional de Hemoterapia da USP, lançou o primeiro portal de uma Rede Social de Solidariedade focado na doação de sangue.
O Portal funciona como ferramenta para organizar uma rede de solidariedade que dará suporte as atividades de captação de doadores de sangue em toda região de abrangência.
Basicamente é um espaço no ambiente online que irá proporcionar visibilidade, acessibilidade, interatividade e comunicação entre diversos segmentos sociais que atuam, conjuntamente com o Hemocentro de Ribeirão Preto, na propagação da cultura de doação de sangue.
De acordo com a assistente social Maria Inah Junqueira Costa, responsável pelo projeto, a Rede Social vai "incentivar a criação de laços entre os doadores de sangue, os agentes conscientizadores (que podem ser ou não doadores), empresas, meios de comunicação, associações, clubes de serviços, prefeituras, câmaras municipais e lideranças municipais”. Todos estes segmentos possuem um espaço reservado no ambiente online do Hemocentro para explorar o exercício da cidadania.
Além disso, o Portal possui um espaço diferenciado para os doadores de sangue. Todo cidadão poderá fazer um cadastrar para tornar-se um Doador Habitual de Sangue e ser lembrado de fazer sua doação regularmente.
Com a "Rede Social" o Hemocentro visa trabalhar também com os cidadãos, que por algum motivo, não podem doar sangue “queremos montar uma corrente e reconhecer que todos podem contribuir com a causa de maneiras diferentes”.
A "Rede Social" surgiu como ferramenta para estimular o aumento do número de doadores habituais em todas as unidades e núcleos do Hemocentro de Ribeirão Preto. "Precisamos promover a doação habitual de sangue, criar o hábito na população de comparecer regularmente nos postos de coleta”, finaliza Inah.
Todos podem participar desta Rede. Para isso acesse o site, confira as diversas atuações do Hemocentro de Ribeirão Preto e cadastre-se.
Confira em: www.hemocentro.fmrp.usp.br/redesocial.html
Informações sobre o projeto: redesocial@hemocentro.fmrp.usp.br

Vivian Castelli Bertasso
Relações Públicas