quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mesa abre caminho para abertura de 4º processo Renan no Conselho de Ética

Por unanimidade, a Mesa Diretora do Senado decidiu encaminhar para o Conselho de Ética da Casa a quarta representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar. O pedido, apresentado pelo PSOL, cobra investigações sobre a denúncia de que Renan teria participado de um esquema de desvio de dinheiro em ministérios chefiados pelo PMDB.

Na prática, a decisão da Mesa Diretora dá início a um quarto processo contra Renan por quebra de decoro contra Renan. O primeiro foi julgado na semana passada pelo plenário do Senado --Renan foi absolvido com 40 votos favoráveis, 35 pela cassação e 6 abstenções-- e dois tramitam no Conselho.

Durante a reunião de hoje, alguns membros da Mesa defenderam que o quarto processo seja anexado às demais representações que tramitam contra Renan no conselho.

O vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que presidiu a reunião no lugar de Renan, disse ser contrário à proposta de apresentada pelo seu próprio partido de juntar todos os processos em um único só. "Acho que devemos coincidir o julgamento para um dia só, mas com três relatórios distintos"

No entanto, Viana disse que vai caber ao conselho decidir se as representações serão unificadas, pois a Mesa não tem poder para tomar essa deliberação.

O Conselho de Ética se reúne na quarta-feira para analisar a proposta do PT de unificar as três representações que restam contra Renan em apenas um processo. O presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), já disse ser contrário à unificação. "Eu defendo a tese de que cada representação deve ter tratamento distinto. Vamos unificar se eu for voto vencido."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: