segunda-feira, 3 de setembro de 2007

"Nós não estamos gastando, estamos investindo", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que o governo federal não está gastando, mas investindo no ser humano.

"É preciso que as pessoas compreendam que quando a gente empresta dinheiro para uma empresa construir uma nova fábrica é um investimento. Mas também quando a gente coloca dinheiro na saúde, coloca dinheiro na educação, contrata mais professores, contrata mais médicos, contrata mais fiscais, coloca mais dinheiro para ajudar o microcrédito, coloca mais dinheiro para ajudar a agricultura familiar, coloca mais dinheiro no Bolsa Família, nós na verdade não estamos gastando, nós estamos fazendo o investimento mais primoroso do mundo, que é o investimento no ser humano, na melhoria da qualidade de vida das pessoas."

Lula ainda rebateu as críticas de que vem gastando muito. "Eu sei que o dinheiro que estamos investindo na área social, ele trará como resultado menos jovem na criminalidade, menos gente desempregada, menos gente morrendo por falta de assistência médica, por falta de saneamento básico, por falta de água potável. Por isso é que nós vamos cuidar das pessoas. E é por isso que nós fazemos esses investimentos."

O presidente ainda falou sobre as Metas do Milênio que o Brasil conseguiu avanços mais significativos. "O primeiro foi a queda da pobreza. O índice de brasileiros vivendo na extrema pobreza caiu de 8.8 para 4.2. Usando o parâmetro do salário mínimo, a taxa de pobreza extrema caiu de 28 para 16% e o da pobreza caiu de 52 para 38%. Uma outra extremamente importante é a questão do desmatamento. Ou seja, nós levamos praticamente três anos para poder preparar o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis], para fazer a fiscalização correta e nós reduzimos o desmatamento de forma extraordinária. Entre 2005 e 2007, foram 52% de diminuição do desmatamento."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: