domingo, 9 de setembro de 2007

Planalto pressiona Renan a sair do cargo se for absolvido

Palácio do Planalto tem pressionado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a se licenciar do cargo caso seja absolvido em plenário na quarta-feira.

Na próxima quarta-feira (12/09), a Casa julgará, em votação e sessão secretas, o pedido de cassação do mandato de Renan aprovado pelo Conselho de Ética.

Uma eventual absolvição de Renan não deve ser suficiente para encerrar a crise que domina o Senado desde o fim de maio, já que ele enfrentará mais três processos por quebra de decoro.

Oficialmente, a posição do governo é de neutralidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que não se intrometerá nos assuntos do Senado. Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e o colega Tarso Genro (Justiça) negaram que o governo esteja atuando em favor de Renan.

No entanto, há um trabalho de bastidor para ajudar o peemedebista a obter 8 votos entre os 12 senadores petistas e a conseguir apoio de oposicionistas do DEM e do PSDB. Para cassar Renan, são necessários 41 votos --há 81 senadores.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: