segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PMs espancam mulheres e crianças do Parque das Rosas

Um grupo de PMs, sendo que um visivelmente embriagado, espacaram mulheres e crianças às 19h30 de sábado passado no Parque das Rosas, perto do Santa Delmira II.

As vítimas já registraram queixa na Delegacia da Mulher e na Delegacia de Plantão e já foram encaminhadas para exames de Corpo Delito no Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).

Os hematomas são visíveis.

O comandante Geral da PM, coronel PM Marcondes, já avisou que vai exigir providências rígidas contra os transgressores.

Na verdade, a população espera muito mais do que prometer. Espera que o Governo do Estado perceba que os PMs precisam de capacitação.

Na prática, a cena apenas se repetiu. Há poucas semanas fotografamos PMs espancando e humilhando flanelinhas.

Vítimas contam como foram espancadas pela PM

As vítimas da truculência da PM no Conjunto Parque das Rosas, perto do Santa Delmira, no início da noite de sábado, vão procurar ainda hoje o promotor de Justiça Lúcio Romero Marinho.

A dona-de-casa Maria Helena Rodrigues dos Santos, 44, juntamente com seus dois filhos, Maria da Conceição Dantas de Oliveira, 13, e Maxsuel Dantas de Oliveira, de 15 anos, foram espancadas em casa e num matagal na Estrada da Raiz.

Helena contou que seu marido, Ademar Dantas de Oliveira bebia num bar perto de casa quando foi agredido verbalmente por uma outra pessoa. Ademar teria dado um tapa no rosto dessa pessoa e a PM foi acionada para acalmar os ânimos.

O que deveria ser uma ocorrência simples terminou num desastre. As viaturas 205 e 216 foram acionadas para atender a ocorrência.

Eram sete policiais, sendo um sargento.

Quando a PM chegou ao local, foi logo agredindo Ademar Dantas com empurrões na frente dos filhos Maria da Conceição e Maxsuel Dantas, que não gostaram.

Ao reclamar, os PMs partiram para cima dos menores. Ademar Dantas aproveitou para fugir. Maria Helena tentou proteger os filhos e terminou também presa.

Enquanto Maxsuel apanhava na rua, a menor Maria da Conceição foi jogada na parede de uma mercearia e espancada no rosto por um dos PMs.

Em seguida, os PMs botaram os menores no porta malas do veículo tipo Siena, da PM, e a senhora no banco de trás. Quando se afastaram do conjunto, colocaram Maria Helena também no porta malas.

Depois levaram os três para um matagal na Estrada da Raiz. Lá, um PM usando um cacetete espancou as vítimas até dizer chega.

DP de Plantão se recusou a registrar queixa

As vítimas quando foram registrar queixa na Delegacia de Plantão, receberam a informação de que não se tratava de agressão e, sim, resistência prisão.

Segundo as vítimas, inclusive, os policiais civis, acreditando na versão dos PMs, até se recusaram a registrar a queixa. “Mas a gente procurou a DP da Mulher”, diz.

Feito o registro, as vítimas foram encaminhadas para exames de corpo delito, que comprovou as agressões.

Na versão dos PMs, Ademar Dantas de Oliveira resistiu a prisão e seus filhos e mulher bateram nos policiais com um capacete.

Contra os PMs existe várias testemunhas.

Comando divulga nomes dos PMs acusados de espancar crianças

Pedindo para que a população não condene antes de uma apuração séria, o comandante geral da PM envia a lista dos PMs que estavam nas viaturas 203 e 216, acusados de espancar mulher e duas crianças na Estrada da Raiz na noite de sábado passado.

Trata-se dos soldados:
Josimar Bezerra de Oliveira;
Carlos Eduardo da Silva;
Antônio Adriano de Freitas Pinto;
João Maikel Damasceno Freitas;
Alexandro Araújo Luiz
Sargento PM:
Francisco Xavier de Oliveira.

No mesmo comunicado, o comandante da PM informou também o nome do oficial que vai presidir o Inquérito Policial Militar.

Trata-se do tenente PM Marcos Honorato de Carvalho.

Fonte: evanioaraujo.zip.net

Nenhum comentário: