quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Sem acordo, ortopedistas nao atendem no final de semana

Enquanto os pacientes da ortopedia já começam a se acumular no Hospital Walfredo Gurgel (HWG), o impasse entre as secretarias municipal e estadual de Saúde não dá sinais de término. E, pelo visto, a falta de resolução do imbróglio permanecerá no fim de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro. Não há saída jurídica entre os dois entes para que os hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) voltem a atender.

O secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, diz que, embora o dinheiro do repasse para o município já exista, só pode efetuar o pagamento se achar o formato jurídico para estabelecer um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que pretende que a transferência dos recursos seja fundo a fundo, ou seja, diretamente do Ministério da Saúde para a SMS.

Essa solução foi apontada durante a reunião de quarta-feira pela secretaria municipal para que o município tenha garantias que o pagamento do convênio do estado com os hospitais privados não venha a prejudicar o atendimento dos pacientes de Natal. De acordo com Aparecida, desde que essa forma de pagamento foi firmada entre o município e os hospitais, Natal tem honrado com seus compromissos e garantido o atendimento aos usuários.

Ela se mostrou preocupada também com o fato de os pacientes do interior ficarem sem atendimento durante o feriado. ``Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance, já enviei a consulta ao Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Sa£de) e pedi urgência, eles disseram que a resposta deve sair no início da semana, nós temos que esperar, mas o que os hospitais querem é o pagamento dos atrasados, é só o estado pagar'', disse.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: