quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Suplicy comemora diminuição da pobreza

Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou a divulgação de dados que apontam para a diminuição da pobreza no país durante o governo do Partido dos Trabalhadores. O senador citou pesquisa do professor Marcelo Cortes Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo a qual a proporção de pessoas abaixo da linha da miséria sofreu uma baixa significativa desde o ano de 2003. As informações estão reunidas no trabalho Miséria, Desigualdade e Políticas de Renda - O Real do Lula, divulgado nessa semana.

De acordo com o levantamento citado pelo parlamentar, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) de 2006, houve duas marcadas mudanças nos patamares de miséria nos últimos anos: no biênio 1993-1995, quando a proporção de pessoas abaixo da linha da miséria caiu 18,47%, e no período 2003-2005, quando a queda foi de 19,18%. O professor diagnosticou que os dois episódios foram separados por dez anos de relativa estabilidade.

Suplicy destacou que, em 2003, a proporção de miseráveis da população estava estabilizada em 28,17%. Eis que, em 2006, segundo a pesquisa do professor Neri "o melhor ano isolado da série histórica", a taxa baixou para 19,3%. O senador atribuiu os bons números ao aumento do salário mínimo e ao conjunto de políticas sociais do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em especial o programa Bolsa-Família.

- Em dezembro de 2003, o Bolsa-Família beneficiava 3,5 milhões de famílias; hoje, são cerca de 11 milhões, o que representa cerca de 45 milhões de pessoas beneficiadas, ou um quarto da população brasileira - disse ele, lembrando que são beneficiadas famílias com renda per capita inferior a R$ 120 e filhos menores de 16 anos que freqüentam a escola.

O senador relatou que a 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, que aconteceu no dia 3 de julho, em Fortaleza, destacou, em seu documento final, a importância do Bolsa-Família como passo fundamental para a instituição de uma renda básica de cidadania, no processo de erradicação da pobreza e rumo a uma sociedade mais justa.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: