segunda-feira, 22 de outubro de 2007

35 mil pessoas devem visitar a Feira do Livro de Mossoró

Começa nesta terça-feira, 23, a terceira edição da Feira do Livro de Mossoró. O evento, que acontece na Estação das Artes Elizeu Ventania, terá 43 estantes que vão reunir algumas das principais livrarias e editoras do país. A expectativa é que pelo menos 35 mil pessoas visitem a área do evento, até domingo, 28.

Segundo a gerente de Educação da Prefeitura de Mossoró, Niná Rebouças, a Feira do Livro é um evento que vem se consolidando a cada ano. Ela disse que nessa terceira edição, a feira deixa de ter alcance a área do município de Mossoró para se consolidar como uma promoção regional, com a participação de pessoas de pelo menos 12 cidades.

Niná Rebouças disse que durante o evento o público terá acesso a publicações de editoras importantes, como a Record, Paulinas, Cultura e Fábrica das Letras. Empresas de grande porte, como a Petrobras também vão participar do evento, mostrando seus projetos na área de cultura e educação. Uma das novidades antecipadas por Niná Rebouças é a promoção de oficinas e mini-cursos. “Vamos promover oficinas de poesia, leitura, histórias em quadrinhos, literatura de cordel, oficinas de blogs e contação de histórias infantis”, informou Niná Rebouças.

O público também terá a oportunidade de conhecer alguns dos novos autores que vem se destacando na literatura brasileira, além de nomes já conhecidos do grande público. Um dos destaques do evento será o debate com o jornalista Caco Barcelos, responsável pelo quadro “Profissão Repórter”, do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Caco Barcelos estará em Mossoró no domingo, para apresentar seus livros “Rota 66” e “Abusado, o Dono do Morro Santa Marta”. Essas publicações garantiram ao jornalista o “Prêmio Jabuti”, um dos principais da literatura brasileira”, nas categorias Reportagem e Não-Ficção.

Além de Caco Barcelos, foi confirmada a presença da Elisa Lucinda, que também é atriz da Rede Globo, e de nomes importantes da literatura, como Paulo Cesar Araújo, Ney Leandro de Castro, Antônio Torres, Xico Sá, Lívio Oliveira, Thiago Augusto, Daniel Galera e João Paulo Cuenca. Outra novidade é o Prêmio Cosern Literarura de Cordel, onde será incentivada a pesquisa e a produção dessa importante expressão literária da cultura popular entre os jovens. Os dez melhores trabalhos inscritos no Prêmio serão publicados em uma coletânea que será lançada durante a Feira. O prêmio é para alunos do ensino fundamental e médio. A comissão julgadora é formada por renomados cordelistas do Estado. Serão escolhidos os 10 melhores trabalhos para uma coletânea que será lançada durante a Feira do Livro.

Mais informações: www.feiradolivrodemossoro.com

Fonte: Assecom/PMM

Nenhum comentário: