sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ator morre ao violar 'toque de recolher' de traficantes no Rio

Acostumado a cenas de ação, o ator-dublê Cláudio Luciano da Silva, 33, não escapou da violência real. Foi morto ontem no acesso ao morro São João, no Engenho Novo, zona norte do Rio, por não respeitar o "toque de recolher" imposto por traficantes da favela vizinha, do morro dos Macacos.

Silva ia à casa da ex-mulher, Thelma, onde buscaria o uniforme escolar do filho. Passava pela rua Acaú por volta das 6h30 quando foi abordado por três traficantes do morro dos Macacos. Segundo moradores, eles queriam seqüestrar o ator.

Segundo a polícia, o ator tentou dizer que era "trabalhador". Após socar o rosto de um dos homens e tentar fugir, levou um tiro de fuzil na perna. Caído, foi atingido por mais cinco tiros no rosto e no peito.

Seu corpo ficou sete horas estirado na calçada sob um pano branco, aguardando a remoção. Agentes do 3º Batalhão da Polícia Militar (Méier) foram ao local, mas não subiram na favela. No alto do morro São João, traficantes andavam com pistolas.

Por rádio, os traficantes diziam que não eram responsáveis pela morte do ator. Temiam uma operação no local.

"Como ele era muito conhecido na região, achou que não tinha problema em passar ali", disse Jorge Só, 46, colega de Silva na agência de atores-dublês Só Ação. A vítima morava nas proximidades da favela.

Os morros São João e dos Macacos -onde o comércio de drogas está, respectivamente, sob controle das facções Comando Vermelho e ADA (Amigos dos Amigos)- estão em guerra constante. Traficantes da ADA impõem "toque de recolher" entre 19h e 8h nas ruas Acaú e Açaré, que ficam entre as duas comunidades.

Atualmente, Silva prestava serviço para a TV Record, na novela "Caminhos do Coração". Trabalhou na TV Globo no programa "Linha Direta", que reconstitui crimes. Deixou dois filhos, de dois e nove anos, e a mulher, Fernanda.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: