quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Chinaglia ameaça cortar ponto para evitar "enforcamento" da 5ª feira

Na tentativa de evitar o esvaziamento das sessões plenárias das quintas-feiras, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), passou a cortar o ponto dos deputados que se ausentam da Casa para antecipar o retorno aos Estados antes do final de semana. Embora previstas no regimento da Casa, as sessões deliberativas (com votações) às quintas-feiras acabaram se transformando em palco para discursos dos parlamentares --sem quórum suficiente para a deliberação de matérias.

Desde o final de setembro os deputados não realizam votações às quintas-feiras, segundo levantamento realizado pela Folha Online. Dados da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara mostram que, desde o mês de agosto, sucessivas votações às quintas-feiras acabaram adiadas por falta de quórum ou pela obstrução de partidos da oposição.

Preocupado com a redução no número de sessões deliberativas, Chinaglia consultou os líderes partidários sobre sua decisão de cortar o ponto dos parlamentares. O petista disse que recebeu o aval de todos os partidos para forçar os deputados a estarem presentes, pelo menos, nas manhãs de quintas-feiras.

"Na verdade, há uma cultura [de ausência] na Casa porque os deputados têm compromissos nos Estados, então gera tensão real. Os que se ausentam têm tomado falta. Eu coloquei esse tema na reunião dos líderes, e os líderes por unanimidade concordaram com essa atitude que quinta-feira é para se deliberar", disse Chinaglia.

O presidente da Câmara convocou sessão para esta quinta-feira com o objetivo discutir a emenda 29 --que destina recursos para a saúde. Como presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para que Câmara e Senado cheguem a um consenso sobre a votação da emenda --porque a matéria tramita de forma simultânea nas duas Casas-- a expectativa é que não haja votações até o final do dia.

A ameaça de Chinaglia deve fazer efeito junto aos parlamentares. Ao contrário de outras quintas-feiras, 346 dos 513 deputados registraram presença na Casa nesta manhã --número expressivamente maior que o registrado nas outras manhãs de quinta-feira.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: