sábado, 6 de outubro de 2007

Contagem do IBGE revela queda populacional em cidades do RN

A divulgação do resultado da Contagem da População 2007 registrou uma realidade que não agradou alguns administradores municipais do estado. Os novos dados registram uma queda populacional em diversos municípios potiguares, o que representa uma redução dos recursos que são repassados ao municípios pelo Fundo de Participação Monetária (FPM). Entre os municípios que diminuíram estão Natal, Mossoró e Parnamirim. Os dados foram apresentados nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Tribunal de Contas da União usa unicamente o critério populacional para definir a fórmula de distribuição do FPM. Quanto maior o município, maior o montante repassado. O secretário adjunto da pasta de planejamento municipal, Júnior Souto, recebeu o resultado com estranheza. ``Com o boom imobiliário que a cidade está vivendo e o número de gente vindo morar em Natal, fica difícil acreditar que estamos aquém da estimativa do ano passado. Mas essa é uma questão que deve ser analisada com o IBGE. Sei que o alto número de casas fechadas foi um grande problema que eles enfretaram nessa contagem'', ponderou.

Os prefeitos estão sendo informados do resultado da contagem por meio de ofício do IBGE sobre a população de seus municípios e terão período de 20 dias para apresentarem reclamações fundamentadas ao IBGE, que analisará os questionamentos e tomar as medidas cabíveis. Além do Fundo de Participação, outro tributo importante usa o fator populacional como critério de distribuição: é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Mas o ICMS, além da população, leva em conta também a atividade econômica no município.

A Contagem da População 2007 aconteceu em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21, situados em 14 estados onde um ou dois excedem esse teto populacional - entre os quais Mossoró e Natal. Além da população recenseada nos municípios abrangidos pela Contagem, os resultados divulgados pelo IBGE incluem uma parcela estimada para os chamados domicílios fechados, locais onde não foi possível entrevistar os moradores.

Estados

Na amostra por estados, o Rio Grande do Norte é o 18º estado mais populoso do Brasil, com 3.014.228 habitantes. O estado está à frente de Tocantins, Sergipe, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Amapá e Acre. Em dez anos, a população do estado saltou de 2.558.660 para os 3.014.228.

Quando se leva em consideração as cidades, a mais populosa do País é São Paulo, com 10,8 milhões, seguida do Rio de Janeiro, com 6 milhões. A terceira é Salvador, com 2,8 milhões. São Gonçalo, no Estado do Rio, e São Luís, Capital do Maranhão, são os municípios que já têm mais de 900 mil habitantes. Natal está hoje, segundo os números, com 774.205 habitantes. Logo em seguida vem Mossoró, com 234.392; Parnamirim com 172.723; São Gonçalo do AMarante com 77.303 e Ceará-Mirim com 65.490. Na ponta de baixo da tabela vem Viçosa, a cidade menos populosa do estado, com apenas 1.769 habitantes.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: