segunda-feira, 1 de outubro de 2007

João Maia discursa como candidato a governador

O deputado federal João Maia reuniu-se com filiados e simpatizantes do Partido da República (PR), no último sábado, em um café da manhã da sede da AABB de Currais Novos. O presidente estadual do partido abonou novas fichas de filiação e discursou sobre propostas importantes para o desenvolvimento da região Seridó. João Maia convocou os presentes a cobrar o início da transposição do Rio São Francisco para que a obra não seja adiada indefinidamente. " O Rio Grande do Norte tem 90% de sua região localizada no semi-árido e não podemos mais viver à mercê de soluções emergenciais para as constantes estiagens", afirmou. Ele também ressaltou a importância do Projeto do Gasoduto Assú-Seridó para o desenvolvimento da economia. "Não há como a nossa região se desenvolver sustentavelmente sem a realização desse projeto que a Petrobrás colocou de molho. Enquanto isso continuamos sendo um dos maiores pólos de desertificação”.

Sobre a construção do contorno viário em Caicó e Currais Novos, João Maia afirmou que existem R$ 30 milhões garantidos para o projeto no orçamento do próximo ano. Estão sendo realizados os projetos de engenharia e impacto ambiental. Ele ainda falou da importância da inclusão da construção de uma estrada ligando a Paraíba e o Rio Grande do Norte através dos municípios de Frei Martinho (PB) e Currais Novos. "É necessário que esta estrada, há tanto tempo solicitada, seja incluída no PAC do governo do estado. O asfaltamento desse trecho, de apenas 20 quilômetros, aumentaria consideravelmente o fluxo de pessoas entre os dois estados, aquecendo a economia do Seridó paraibano e potiguar", afirmou João Maia.

Ele reforçou a idéia de que o investimento em indústrias é a saída para desenvolver a economia da região. "Não adianta ficar insistindo na atividade agrícola em uma região com condições adversas como a nossa. Precisamos reciclar nossas idéias. A pecuária leiteira, o algodão estão na memória saudosa do seridoense mas, embasado em estudos profundos, posso afirmar que é necessário redirecionar os esforços e que o caminho do desenvolvimento do Seridó é a indústria com mão de obra intensiva. A saída, assim como aconteceu em outras regiões do mundo com características semelhantes, é a industrialização". O deputado afirmou que, se o Seridó tivesse o diferencial do gás natural, todo o pólo cerâmico que está se instalando no Oeste estaria no Seridó, uma vez que as matérias primas saem daqui. "O granito é um bom exemplo. Sai daqui para ser processado no Espírito Santo e até na Itália. Temos a presença variada de minérios. Só precisamos ter o diferencial da energia, do gás natural, para crescer", afirmou ele.

Fonte: DN Seridó

Nenhum comentário: