quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lula diz ter medo de avião e quer renovar frota da FAB

Depois da pane no motor do avião que levava parte da comitiva brasileira na viagem pela África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter medo de voar e defendeu um plano de dez anos para substituir parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), que serve à Presidência da República. Ele avaliou que é preciso comprar também novos tanques, jipes e navios para o Exército. "Ou renova a frota ou vai receber notícia de que caiu avião", disse.

A troca de aviões da FAB foi discutida por Lula num balanço que fez da viagem de quatro dias pelo continente africano. Ele contou que dormiu pouco nos hotéis e mesmo nos deslocamentos de avião. "Passo muito tempo acordado nessas viagens. Não consigo dormir no avião, medo de morrer dormindo", disse. "Quero morrer acordado."

Porém, Lula não garantiu se vai atender a uma velha reclamação dos militares, que se queixam das condições da frota. A última grande renovação dos aviões ocorreu nos anos 1970, segundo o presidente. "É preciso repensar as condições", avaliou. "Obviamente, não pode comprar tudo de uma vez", completou. "Você pode fazer um plano para em dez anos renovar parte da nossa frota, e isso vale para os tanques do Exército, para os jipes e navios."

Lula comparou aviões com gravadores e até o corpo humano. "Um ser humano quando tem 20 anos faz o que quiser. Mas quando tem 40 não tem jeito", disse. "Uma máquina é a mesma coisa, chega um tempo em que você tem de trocar o gravador para não perder matéria", ressaltou. A FAB poderia adquirir aviões da brasileira Embraer, disse Lula. Com isso, ele deixou claro que não quer saber de polêmica, como foi com a substituição, em janeiro de 2005, do antigo Boeing-707 usado desde 1986 pela Presidência pelo moderno Airbus, que custou US$ 56,7 milhões.

Lula disse que a manutenção de antigos aviões pode custar mais que a substituição do aparelho. Citou o caso do Jumbo 747, o Air Force One, usado pelo presidente dos Estados Unidos. "O avião do Bush não fabrica mais", disse. "Para manter a segurança desse tipo de avião sai caro, é melhor trocar", completou. "Não tem jeito, isso vale para carro, prédio. Se não fizer manutenção e trocar no tempo que tem de trocar, tudo fica pior."

Fonte: Agência Estado

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