segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lula, sobre terceiro mandato: "Ninguém falou comigo"

O presidente Lula afirmou hoje (29) que, até o momento, ninguém o procurou para discutir sobre a possibilidade de ser criada no Congresso Nacional uma proposta para o terceiro mandato consecutivo de presidente da República.

“Nenhum aliado falou comigo até agora. Eu fique surpreso quando, no sábado, eu pensando que ia ter uma pergunta sobre o meu aniversário, me perguntaram do terceiro mandato”, disse Lula, após a cerimônia de inauguração da Unidade do Cimatec/Senai, em Salvador(BA).

A possibilidade de um terceiro mandato para cargos do Executivo tem como principais defensores os deputados Carlos William (PTC-MG) e Devanir Ribeiro (PT-SP). O petista defende a realização de plebiscito para que a população decida sobre o tema.

Lula afirma, no entanto, que defende apenas um mandato maior do que os quatro anos, sem direito à reeleição. “Se o Congresso Nacional quiser fazer uma reforma política, todo mundo conhece a minha tese. Sou favorável a um mandato maior do que quatro anos, sem reeleição. Mas isso depende do Congresso Nacional, e não de mim.”

Quanto à possibilidade de uma proposta que amplie o mandato presidencial ser aprovada ainda em seu governo, Lula se esquivou: “Eu agora estou quase que proibido de tocar nesse assunto, porque não vou dar palpite no mandato do meu sucessor”.

Segundo ele, a prioridade no momento não é terceiro mandato, mas a consolidação do crescimento do Brasil interna e externamente.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: