segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A mídia precisa de regras

O jornalista Paulo Henrique Amorim reproduziu em seu blog Conversa Afiada, com o título "Blair: a mídia precisa de regras", um discurso do ex-primeiro-ministro inglês, Tony Blair, feito no dia 12 de junho, na Agência Reuters, em Londres, que merece ser lido e refletido.

Vejam o que disse o ex-primeiro-ministro inglês: “Comentário é algo perfeitamente respeitável no jornalismo. Desde que seja separado. Opinião e fato deveriam ser claramente separados. A verdade é que uma grande parte da mídia hoje simplesmente não separa mais fato de opinião e se comporta como se isso fosse muito natural. Em outras palavras: isso (misturar fato com opinião) não é exceção. É rotina”.

“Confiar nos jornalistas não é muito diferente de acreditar nos políticos (...). Há um desejo pela imparcialidade (..) A mídia vai temer qualquer ameaça de diminuição das vendas. Mas o caso é o contrário. Eles precisam reafirmar suas próprias vendas com a distinção entre notícia e opinião. E terá que, inevitavelmente, mudar esse caminho. O marco regulatório, de algum modo, pedirá essa revisão”, acrescentou.

Concluindo: “Uma maneira precisa ser encontrada (para regular a relação mídia-atividade pública.) Eu realmente acredito que essa relação entre vida pública e meios de comunicação se danificou, a ponto de exigir reparação. Esse dano corrói a crença e o auto-conhecimento do país; ela solapa a avaliação de si mesmo, suas instituições e, acima de tudo, reduz nossa capacidade de tomar as decisões certas, com o objetivo de construir um futuro melhor”.

Como disse Paulo Henrique Amorim no seu blog: “Se pronunciasse esse discurso no Brasil, Blair seria considerado estalinista, chavizta”.

Fonte: zedirceu.com.br

Nenhum comentário: