terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ministro diz que Brasil vive epidemia de dengue; governo lança campanha

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira que o Brasil vive uma epidemia de dengue. Nos primeiros nove meses deste ano, foram registrados 481.316 casos da doença no país, contra 321.368 casos no mesmo período do ano passado.

"Temos um número de casos muito grande. É uma epidemia que é preocupante por vários motivos, principalmente pelas características do vírus, que tem quatro sorotipos, e três sorotipos já circulam no país, e pelas características deste mosquito, que tem fantástico grau de adaptação. Já se adaptou nas áreas urbanas e nas áreas rurais, inclusive em áreas em que se imaginava que não adaptaria, como a região serrana [do Rio] e o Sul do país", disse o ministro.

Temporão disse estar preocupado com o número de mortes causadas pela dengue. "A dengue é um problema sério e mata. Neste ano, 1.076 pessoas tiveram a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença. Desse total, 121 morreram", disse Temporão.

As declarações foram dadas pelo ministro em Minas, onde também lançou a Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue que, neste ano, tem como tema "Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar".

O objetivo da campanha, feita antes do período de chuvas --quando o risco da doença é maior--, é estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

O ministério informou que a campanha começa agora em rádios e televisões nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Depois, atingirá também o Sul e o Norte, onde será veiculada de 4 de novembro a 16 de dezembro. De acordo com o governo federal, a campanha, que inclui também a região Nordeste, prossegue até março de 2008.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: