segunda-feira, 22 de outubro de 2007

UNE cobra fim da corrupção

Dando início à campanha "Mudar a Política para Mudar o Brasil", a União Nacional dos Estudantes (UNE) vai ocupar as ruas do Centro do Rio de Janeiro na próxima quinta-feira. A campanha deve se estender por todos os estados a partir de novembro. O objetivo é mobilizar os estudantes num grande movimento nacional para exigir o fim da corrupção, cobrar a punição a todos os culpados e reivindicar a urgente implantação de uma reforma política no País.

A campanha tem três pontos principais: mais investimentos na educação, a democratização dos meios de comunicação e a construção de uma reforma política, "ampla e democrática", que combata a corrupção e faça mais presente o uso dos instrumentos de promoção da democracia, como plebiscitos, consultas populares, audiências públicas, conselhos e conferências.

A presidente nacional da UNE, Lúcia Stumpf, ressalta outro ponto da campanha ao afirmar que a construção de um país "mais livre, mais democrático e mais soberano" passa prioritariamente pela democratização dos meios de comunicação. A reforma política também foi reafirmada como uma das principais reivindicações da entidade, para combater a corrupção e punir todos os culpados.

Lúcia Stumpf afirmou que o movimento nasceu da indignação dos estudantes e da juventude com os repetidos casos de corrupção e denúncias registrados a cada dia no país. "A UNE, com seus 70 anos de história e a responsabilidade que tem na construção de um Brasil mais democrático, mais soberano", aponta que a solução para a corrupção não é resolver caso a caso. "O nosso papel na história do Brasil sempre foi apontar as saídas mais difíceis, porém as mais conseqüentes".

Campanhas

A presidente da UNE considera que, para mudar o Brasil, é necessário promover uma reforma política que possa acabar com o financiamento privado de campanha, responsável, segundo ela, pelo caixa dois. Lúcia Stumpf defende também que é preciso garantir a fidelidade partidária e a eleição por listas fechadas, que garantem mais responsabilidade dos candidatos eleitos com os projetos políticos e menos interesse em questões individuais, ao longo da gestão do cargo público.
Cata-ventos

O símbolo adotado pela campanha é o cata-vento, instrumento que, na visão dos estudantes, aponta o rumo das mudanças: a construção de um verdadeiro projeto dedesenvolvimento nacional, com mais distribuição de renda, justiça social e reformas de grande vulto, abrangendo os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de setores como a mídia e a Educação. Segundo Lúcia Stumpf, milhares de jovens estarão nas ruas com cata-ventos, para afirmar que a juventude brasileira é que vai mudar o rumo dos ventos no País.

"A gente tem condições de fazer o Brasil soprar para um lado melhor, para o lado do desenvolvimento, para o lado da luta contra a corrupção, e é isso que os jovens estarão fazendo nas ruas do Rio de Janeiro na próxima quinta-feira. Uma campanha que vai ser lançada aqui, mas que vai durar ao longo de toda essa nossa gestão da UNE, e que só vai acabar quando a gente alcançar a democratização dos meios de comunicação, a reforma política e os 7% do PIB sendo investidos na educação", afirmou a presidente da UNE.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário: