terça-feira, 13 de novembro de 2007

Arbitral define estadual de futebol 2008

Está confirmado. Após o Conselho Arbitral desta terça-feira, os clubes e a Federação Norte-Riograndense de Futebol chegaram a um consenso e resolveram ratificar a fórmula de disputa do estadual de futebol em 2008 estabelecida no último dia 18 de setembro. Agora, só falta definir pequenos detalhes, como as TVs que poderão transmitir o certame. O Campeonato Estadual 2008 será nos moldes do campeonato carioca, e terá duração de aproximadamente quatro meses, com início previsto para 13 de janeiro e término em 4 de maio.

Os 12 clubes serão divididos em dois grupos de seis. No grupo A estão ABC, Potiguar-M, Potyguar-CN, Potiguar-P, Santa Cruz e São Gonçalo. No Grupo B ficaram América, Baraúnas, Alecrim, Assu, Macau e Coríntians. No primeiro turno, intitulado de Copa RN, todos jogam contra todos dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores classificam-se as semifinais para um cruzamento olímpico, com 1ºA x 2º B e 1ºB x 2ºA.

No segundo turno, intitulado Taça Natal, o sistema é o mesmo, com um alteração: os times do grupo A enfrentam os dos grupos B. Somente as partidas de semifinais e finais serão em ida e volta. O campeão do primeiro turno e o do segundo turno garantem uma vaga na Copa do Brasil de 2009 e na Série C de 2008. Eles disputarão também a finalíssima do campeonato, que seria chamada de terceiro turno. A partida decide o campeão estadual e o time que terá direito a ter as despesas custeadas pela CBF na Série C.

Caso o mesmo time ganhe os dois turnos, o segundo colocado será o que tiver obtido maior número de pontos durante toda a competição, somando-se as fases de classificação, semifinal e final. Caso ABC e América estejam na B e ganhem o título, a vaga ficará com o melhor colocado somadas todas os turnos. O pior classificado somado apenas as pontuações obtidas nos dois turnos, será rebaixado à segunda divisão. Para o descenso descenso não valerá semifinais e finais.

Para facilitar o televisionamento da competição, quando o ABC jogar fora de casa, o América estará atuando em seus domínios. O mesmo acontecendo com a dupla Potiguar-M e Baraúnas. A fórmula da competição deve servir também para o estadual 2009. Nesta quarta, uma reunião tentará definir a TV ou quais TVs poderão mostrar os jogos. A promessa é de que a tabela seja divulgada às 22h desta quarta.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: