quinta-feira, 22 de novembro de 2007

BB financiou "mensalão", afirma procurador-geral da República

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse ontem que as novas provas sobre o mensalão entregues ao STF (Supremo Tribunal Federal) são perícias feitas pelo Instituto de Criminalística da Polícia Federal que rastrearam o dinheiro movimentado no esquema, entre as quais uma que comprovaria o uso de verba pública no caso do fundo Visanet.

O procurador-geral Antonio Fernando disse que os laudos periciais são importantes porque confirmam o teor de depoimentos prestados por testemunhas no início das investigações e fortalecem as acusações.

"Na verdade, grande parte [da denúncia criminal] foi com base em testemunhas, e agora a prova pericial veio e constatou que aquilo que se falava era verdade", afirmou o procurador-geral. "São perícias que mostram que o dinheiro x fez tal rota e foi para a conta y."

No caso do fundo Visanet, a Polícia Federal rastreou, desde a sua origem, a verba utilizada em pagamentos à empresa DNA, do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, feitos com recursos de cota do Banco do Brasil no Visanet, no valor de R$ 73,8 milhões. O banco sempre negou que o dinheiro fosse público.

Ontem, o procurador-geral afirmou que os laudos periciais também incluem movimentações feitas pela SMP&B, outra empresa de Marcos Valério.

Antonio Fernando disse que ele e o relator da ação penal do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, decidiram não divulgar os documentos porque há neles informações bancárias que são sigilosas.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: