Dados preliminares do Censo Escolar mostram uma queda de 6,2% este ano no número de matrículas na educação básica da rede municipal e estadual do Rio Grande do Norte. Os números foram publicados na edição da última quarta-feira no Diário Oficial da União. O RN tem 883.908 alunos, 55.004 a menos que o informado no ano anterior. Do total, 488.460, ou 58,5% estão no ensino fundamental e 16,8% no ensino médio.
Apesar de o Estado ter um dos maiores números proporcionais de analfabetos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou queda de 18,6% em relação a 2007. Devido a problemas técnicos para preenchimentos dos formulários, que foram enviados via internet, o Ministério da Educação deu mais 30 dias aos municípios para consolidação dos dados. Foi determinado o dia 30 de maio como data de referência, pois nessa data problemas como dupla matrícula e mudança de escola, comuns no início do ano letivo, já estavam solucionados.
O município com maior número de estudantes na rede pública da educação básica é a capital. De acordo com os dados, Natal tem 153.986 alunos, sendo 58.884 na rede municipal. Em segundo lugar está Mossoró, com 55.705 alunos; em terceiro Parnamirim (36.854) e em quarto Ceará-Mirim (20.371).
O Censo Escolar será usado como base para programas do governo como Fundeb, Campanha Nacional do Livro Didático e Merenda Escolar. Por determinação legal, os dados consolidados devem ser publicados até o final do ano. O censo coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em parceria com as unidades federadas e com a participação dos municípios e das escolas públicas e privadas.
Fonte: Tribuna do Norte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário