domingo, 25 de novembro de 2007

Mossoró tem risco de surto de dengue

O município de Mossoró é o único do Rio Grande do Norte com risco de um surto de dengue. Seu índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é de 5,6% (os percentuais considerados satisfatórios ficam abaixo de 1%).

Os dados são do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem em Brasília pelo Ministério da Saúde.

O município de Parnamirim tem índice satisfatório, de 0,8%.O objetivo do trabalho foi apurar a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira, por exemplo. Desse total, 146 já enviaram os resultados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde.

Realizado entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, numa parceria do ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, o LIRAa indica os municípios onde há risco de surto de dengue, permitindo que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário: