sexta-feira, 16 de novembro de 2007

OAB/RN lança comitês contra corrupção eleitoral

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) sediará, na manhã da próxima segunda-feira (19) o lançamento, em todo o País, dos Comitês contra a Corrupção Eleitoral, que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Este movimento, que é integrado por 32 entidades - entre elas a OAB, tem como objetivo promover eleições transparentes e garantir que a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa sejam punidos. A data do lançamento foi escolhida pelo simbolismo que carrega, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia da Bandeira. O lançamento da Campanha ocorrerá na sede da OAB, trazendo o lema "Voto não tem Preço, tem Conseqüência".

No Rio Grande do Norte, a OAB realizará, a partir das 9 horas deste dia, eventos simultâneos em cinco faculdades da nossa capital: FAL, FARN, UNP, FACEX e Câmara Cascudo. Haverá a transmissão, pela TV OAB, do pronunciamento do Presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, seguido de debate entre os conselheiros seccionais da Ordem e estudantes de Direito.

Os Comitês serão instalados de forma semelhante ao que ocorreu em pleitos passados, quando várias denúncias de corrupção eleitoral foram computadas e encaminhadas ao Ministério Público para a apresentação de denúncia. A meta dos Comitês é, até a data das eleições, conscientizar a população quanto à importância de não trocar ou vender o seu voto.

O ato de lançamento dos Comitês será exibido via pela Internet. Na ocasião, será divulgado o material que será utilizado para a conscientização dos eleitores, tais como cartazes, folders e bandeirolas a serem distribuídos até a data das próximas eleições. O material publicitário inclui 40 mil exemplares da cartilha "Lei 9840: vamos combater a corrupção eleitoral" e o novo folder do MCCE, que contém dados sobre as ações do Movimento e sobre políticos cassados por corrupção eleitoral em todas as Unidades da Federação.

Fonte: Assecom/OAB-RN

Nenhum comentário: