sexta-feira, 30 de novembro de 2007

População carcerária cresce 41,3%

Explode a população nas penitenciárias brasileiras. Dados fornecidos pelo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, indicam que o número de presos no País passou de 290 mil em 2003 para 410 mil neste ano, aumento de 41,37%. Metade deles sequer teria sido julgada. O secretário está em Genebra onde apresentou a 70 países o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado em agosto.

Alguns governos estrangeiros chegaram a mostrar interesse em pensar em financiamentos para a iniciativa brasileira. “Observamos um aumento expressivo no número de presos no País”, afirmou Abramovay. Segundo ele, a tendência é de que esse número seja ainda maior nos próximos anos. O secretário admite que muitos esperam meses para serem julgados e conseguir uma pena alternativa. O problema é que esperam nas prisões. “No Pará, por exemplo, esse tempo de espera é de em média um ano”, afirmou.

Abramovay disse que o Pronasci tentará acabar com esses problemas com uma estratégia “inédita” no combate à criminalidade. Além de criar escolas em presídios, o programa espera garantir que, até o final do mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva, nenhuma mulher tenha de compartilhar cela com homens. Noventa penitenciárias serão criadas para jovens e mulheres. “Não queremos mais a lógica de construir depósitos de gente nem universidade do crime. Hoje, as penitenciárias se transformaram no centro do crime organizado”, disse.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: