quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Péres confirma entrega de relatório para sexta (16)

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) declarou agora há pouco que a entrega de seu relatório sobre um dos processos a que o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responde no Conselho de Ética da Casa poderá ser realizada na próxima quarta-feira (14). Ou, na pior das hipóteses, na sexta-feira (16). No caso analisado por Jefferson Péres, Renan é acusado de usar “laranjas” para adquirir empresas de comunicação em Alagoas, numa sociedade nebulosa com seu ex-aliado e atual desafeto político, o usineiro João Lyra.

Um dia antes, na terça-feira (13), o relator deverá colher mais três depoimentos para o caso. São esperados o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB); um funcionário do gabinete de Renan que serve em Alagoas, Carlos Santa Rita; e Nazário Pimentel, que teria vendido veículos de comunicação para Renan em Alagoas. Ex-funcionário do senador alagoano, o empresário Tito Uchôa, um dos supostos laranjas do esquema, enviará por escrito sua defesa para Jefferson Peres. Segundo o relator, o documento pode chegar às suas mãos "a qualquer momento". Os depoimentos será fechados, no gabinete do senador amazonense.

“Vou notificar ainda hoje o senador Renan Calheiros a respeito das declarações de João Lyra. O acusado tem o direito de saber de todos os passos do processo”, disse Péres, que recebeu hoje memorial do advogado de João Lyra, que registraria uma espécie de cronograma das atividades da sociedade entre o usineiro e o senador alagoano. “Não há nenhuma prova com a digital ou com a assinatura de Renan”, ressalvou, de maneira irônica, ao ser perguntado se algo incriminaria Renan Calheiros no memorial.

Jefferson Péres foi evasivo quando questionado sobre o teor do relatório. “Já tenho elementos para apresentar meu relatório. A não ser que apareça um fato novo – o que é improvável, embora não impossível –, não mudarei o texto”, adiantou, ressaltando o estado avançado do material. “A descrição dos fatos está muito adiantada. Estou na fase analítica do relatório, e em poucas horas eu escrevo a conclusão. Já tenho idéia se condeno ou se absolvo”, brincou.

Fonte: Congressoemfoco.com.br

Nenhum comentário: