O Rio Grande do Norte tem 3.013.174 habitantes, trinta mil a menos do que no ano passado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que concluiu na quarta-feira a contagem populacional de 2007. Os números serão usados pelo Tribunal de Contas da União para fixação dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Macaíba são os mais populosos do Estado. A Grande Natal tem 1.234.819. Com exceção de Parnamirim, Macaíba e Nísia Floresta, os demais municípios da região metropolitana perderam habitantes em 2007 se comprado com a estimativa populacional do ano passado.
De acordo com o IBGE, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 104 têm menos de 10 mil habitantes. Com 10 mil habitantes a menos, São Gonçalo cairá uma posição no rateio do Fundo de Participação, assim como Caicó, que também terá perdas em 2008. Na estimativa de 2006, Caicó tinha 61.704 habitantes e recebia pelo coeficiente 2.4. No próximo ano, se não houver mudanças nas regras de distribuição do FPM, cairá para 2.2. São José do Mipibu também será rebaixado, do coeficiente 1.8 para 1.6.
A maior queda percentual no número de habitantes foi registrada em Severiano Melo, no Alto Oeste. Pela estimativa populacional, o município tinha 10.714 e agora, feita a contagem e a recontagem, a população é de 5.671. O IBGE afirma que no caso do município oestano, o problema foi erro nas pesquisas anteriores e não uma migração em massa como se poderia pensar. O instituto abriu um processo para investigar o por quê dessa distorção aconteceu. Ganharam população e subirão um degrau no rateio do FPM os municípios de Guamaré, Tibau do Sul, Jardim de Piranhas, entre outros.
Em dezembro, o IBGE divulgará o resultado completo da contagem da população, com informações detalhadas sobre sexo, idade e migração.
Fonte: Tribuna do Norte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário