domingo, 25 de novembro de 2007

Secretário reordena setores da segurança pública

À frente da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) desde fevereiro, o secretário Carlos Santa Rosa d’Albuquerque Castim apresentou o resultado de alguns meses de estudos e pesquisas com relação ao aparelho policial - tanto militar quanto civil - no Rio Grande do Norte. ‘‘Nunca foi feito um trabalho como este no Rio Grande do Norte’’, ressalta.

Batizado com o nome “RN Seguro: uma política de Estado”, o secretário classifica o trabalho como ‘‘um plano de fortalecimento policial para a região metropolitana e interior do estado’’. Segundo ele, é um propósito firme de gestão da segurança. ‘‘Nos preocupamos em ir ao conhecimento das causas estruturais’’, explicou.

A reportagem de O POTI teve acesso, com exclusividade, a algumas partes do documento onde, em determinado trecho diz que ‘‘(...) ainda neste documento, enfatizamos um modelo de gestão administrativa alicerçada no planejamento e priorizamos sim, dois objetivos maiores: a valorização profissional e humana do policial e a participação da comunidade no processo construtivo de uma segurança pública como política de estado’’.

Para Castim, o estudo é um diagnóstico da segurança no Rio Grande do Norte. ‘‘Pela primeira vez na história do estado foi realizado um levantamento completo’’, frisou. Orgulhoso do trabalho, o secretário informou que ‘‘o plano será apresentado na reunião dos secretários de segurança do país, que será realizada em São Luis, no Maranhão’’.

O secretário avalia o tempo de trabalho na Sesed como uma ‘‘mudança de paradigma’’. ‘‘Estamos com um modelo de gestão bem definido, norteado em função do planejamento estratégico’’, disse.

Ele fez questão de destacar que ‘‘o plano se trata de uma política de estado, que são ações duradouras’’ e elencou quatro eixos do plano: valorização profissional, remodelação administrativa e operacional, redistribuição dos meios e compatibilização de áreas policiais.

Além disso, avisou que será realizado um recadastramento nas polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros para averiguar aqueles que estão lotados em outros órgãos do governo do Estado que não seja sua corporação ou instituição de origem.

Uma das bandeiras levantadas pelo secretário para 2008 diz respeito à retirada de presos lotados nas delegacias não só de Natal como dos outros municípios do Rio Grande do Norte. ‘‘Isso será uma das minhas prioridades inclusive quando houver reforma ou construção de delegacias, elas não vão ter celas’’, garantiu.

Fonte: O Poti

Nenhum comentário: