sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Aliança Wilma/Garibaldi é possível, diz Marcia Maia

Uma aliança entre a governadora Wilma de Faria (PSB) e o senador Garibaldi Filho (PMDB), expandindo para o lado político a mais recente união administrativa, está mais perto de se concretizar. A análise é da deputada estadual Márcia Maia (PSB), que apesar de explicar que é preciso muita conversa para que a união chegue a ocorrer, reconhece que a chegada de Garibaldi à presidência do Senado com o apoio declarado da governadora tornou ‘‘mais forte’’ a aproximação entre os dois líderes políticos. ‘‘Esse apoio mútuo em torno dos projetos para o estado representa o fortalecimento do Rio Grande do Norte. Com isso, a aproximação entre os dois se tornou mais forte. Se vai partir para a seara política, é cedo para analisar’’, declarou a deputada, ontem, após almoço de confraternização com a imprensa.

Para Márcia Maia, está claro que atualmente existe um grande amadurecimento político no estado, demonstrado, por exemplo, pela torcida de Wilma de Faria para que Garibaldi chegasse ao cargo. ‘‘Antes disso, já havia uma afinidade com o deputado federal Henrique Alves, líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A governadora sempre nos disse que era só no aspecto administrativo. Mas a convivência harmoniosa em favor dos pleitos do estado demonstrou que estão sendo deixadas de lado as divergências’’, disse.

Márcia Maia afirmou que não existem mais resquícios de mágoa da campanha de 2006, disputada duramente entre Wilma e Garibaldi e que terminou com a reeleição da governadora. ‘‘Não acredito que existam resquícios. A governadora tem mantido um diálogo aberto com Garibaldi. Ontem mesmo conversou com ele por telefone. Hoje (quinta-feira) almoçou com ele no Senado. As afinidades existem, em torno dos projetos para o Rio Grande do Norte’’, destacou.

A deputada comentou ainda a hipótese defendida por alguns oposicionistas, entre eles o deputado estadual Leonardo Nogueira (ver texto), de união política entre as três principais lideranças: além de Garibaldi e Wilma, incluindo o senador José Agripino Maia (DEM), líder de oposição. ‘‘Respeito muito o senador José Agripino, embora ele esteja mais distante do PSB no plano nacional, sendo de oposição enquanto nosso partido é aliado de primeiro momento do governo Lula’’, disse Márcia Maia.

Ainda sobre a hipótese de união da base aliada do presidente Lula no Rio Grande do Norte, Márcia Maia afirmou que tem uma ótima convivência com o deputado estadual Walter Alves (PMDB), filho do senador Garibaldi Filho, na Assembléia Legislativa. ‘‘Nossa convivência é respeitosa, mas daí para partir para uma aliança política, trata-se de uma possibilidade que precisa ser amadurecida. É preciso lembrar que antes de 2010, teremos 2008’’, disse.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: