terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Renovação de CNH só com curso de Direção Defensiva e Primeiros-Socorros

A partir de agora quem for renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá obrigatoriamente freqüentar cursos de Direção Defensiva e de Primeiros-Socorros. Esta é a nova determinação do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de acordo com a Resolução Nº. 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O curso teórico deve ter carga horária de 15 horas/aula e estrutura curricular com abordagens do Código de Trânsito Brasileiro com 10 horas/aula. Nos cursos, os condutores irão aprender sobre condições adversas no trânsito, como evitar acidentes, cuidados na direção e manutenção de veículos, cuidados com os demais usuários da via, normas gerais de circulação e conduta, acionamento de recursos em caso de acidente, cuidados com a vítima.

Devem participar os condutores que ainda não tenham o curso de Direção Defensiva e o de Primeiros Socorros. Aqueles que quiserem comprovar seus estudos de forma autodidata sobre os assuntos deverá se submeter a uma prova teórica convencional ou eletrônica promovida pelo Detran.

Poderá ainda ser feito o aproveitamento de cursos de Primeiros Socorros e de Direção Defensiva se o candidato apresentar documentação comprobatória da realização de tais cursos em órgãos ou instituições oficialmente reconhecidos.

No entanto, para isso, o condutor deverá ter freqüentado as 15 horas/aula exigidas, ter obtido aproveitamento mínimo de 70% de acertos em prova teórica, de no mínimo trinta questões de múltipla escolha e ainda validar o aproveitamento de cursos junto ao órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal através de documentação comprobatória dos cursos realizados, em órgãos ou instituições oficialmente reconhecidos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: