quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Sem seguro, helicóptero do governo está parado

Há cerca de um mês parado, o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) está dependendo da abertura do Orçamento do Estado, que acontecerá no próximo mês, para voltar a operar. Isso porque a empresa responsável pelo seguro da aeronave aguarda a liberação da verba destinada ao serviço para firmar o contrato.

De acordo com o secretário-adjunto do Gabinete Civil, Elder Maranhão, o Governo tentou fazer uma apólice emergencial em dezembro passado, mês em que o contrato foi encerrado, para garantir a utilização do helicóptero no início deste ano. Porém, o Instituto de Resseguros do Brasil, responsável pela apólice, não aceitou porque ela não foi quitada.

A licitação para contratar uma nova seguradora já foi realizada e o resultado divulgado no Diário Oficial do Estado no último dia 10. A empresa Mapfre Vera Cruz Seguradora S.A. foi escolhida para prestar o serviço. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, a renovação do seguro para o helicóptero foi solicitada desde novembro passado.

O uso do veículo é exclusivo para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, quando solicitado. Além de atender missões planejadas, o helicóptero da Sesed atua em situações de emergência, sempre com autorização prévia do secretário Carlos Castim.

Comprado pelo Governo do Estado no final de 2002, o helicóptero Falcão 1 caiu no campo de futebol do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Tirol, em maio de 2003 e ficou inutilizada. Avaliada em R$ 2,7 milhîes, a aeronave só possuia seguro obrigatório para cobrir despesas relacionadas à vida dos tripulantes e terceiros.

O conserto da aeronave custou R$ 3,1 milhões, sendo 90% pago pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e 10% financiado pelo Governo do Estado. Em dezembro de 2006, após a recuperação do Falcão 1, a Sesed abriu licitação para contrar a empresa que seria responsável pelo seguro do helicóptero durante um ano, atualmente em processo de renovação.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: