quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

URSAP prepara megacampanha para o Carnaval 2008

A Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) está organizando juntamente com outros órgãos locais uma megacampanha para o período carnavalesco. Com o tema "Amor e saúde transitam no Carnaval 2008", a II Ursap, com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SESAP), pretende distribuir cerca de 10 mil preservativos nos municípios da região.

Além deste tema, a Campanha 2008 toma maior magnitude, saindo do âmbito saúde e aliando-se ao trânsito. Com os slogans "Use o capacete" e "Se for beber, não dirija", a Ursap lança o novo projeto e atinge diversos públicos. "No Carnaval há muitas aglomerações e as pessoas precisam estar cientes sobre a preservação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e os perigos no trânsito", destacou o assessor de imprensa da Ursap, Francisco Costa.

A Campanha encabeçada pela II Ursap recebe o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Hospital Rafael Fernandes, Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hemocentro de Mossoró e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Este ano a prioridade é alertar os jovens entre 14 e 24 anos, em especial as mulheres objetivando estimulá-la a também sentir-se responsável pelo uso do preservativo.

De acordo com Francisco Costa, todos os 26 municípios que são de responsabilidade da II Ursap serão atendidos. "Estamos com tudo pronto, esperando que este ano todos brinquem sem maiores problemas", assegurou.

Além dos preservativos, será distribuído aos foliões material informativo sobre a importância da prevenção das DST-Aids e a promoção das atividades educativas para incentivar o uso da camisinha. Organizações Não Governamentais (ONGs) também atuarão no carnaval distribuindo preservativos fornecidos pela Sesap.

Segundo pesquisas, os jovens de15 a 24 anos usam preservativo com freqüência nas relações com parceiros eventuais, o que é comum no carnaval. Mas não é todo mundo que utiliza o preservativo como deveria. Dados do Ministério da Saúde revelam que atualmente a Aids no Brasil está num processo de estabilização.

LANÇAMENTO

O lançamento desta Campanha acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro, às 10h, no auditório da II Ursap. Na oportunidade, uma equipe técnica da Sesap virá a Mossoró participar do evento e enfatizar a importância da Campanha.

Para Chico Costa, a Campanha deve permanecer e ser desenvolvida durante todo o ano para que haja uma maior amplitude. "Acredito que se for permanente a Campanha será mais significativa e terá os resultados esperados", disse.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: