segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Órgãos de meteorologia fazem reunião em Natal para avaliar inverno

As chuvas que caíram no interior do Estado chegaram a animar os agricultores, mas a dúvida se o inverno será bom neste ano ainda prevalece. No intuito de encontrar as respostas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), através do setor de Meteorologia, realiza esta semana (quarta e quinta-feira) a ``III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido Nordestino''. Meteorologistas dos Centros Estaduais do Nordeste estarão reunidos no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, para analisar o comportamento dos oceanos e da atmosfera (temperatura, pressão, campo de vento, modelos de previsão) a fim de determinar o comportamento das chuvas para os meses de março, abril e maio de 2008. Esta será a última avaliação do ano que contemplará o interior do RN. Na quinta-feira, um boletim será emitido contendo as análises climáticas para 2008, por volta das 11h.

Com as informações obtidas no encontro, será possível que o governo do Estado trace um planejamento para as ações relativas à agricultura, pecuária e aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte. De acordo com o coordenador do evento, o meteorologista da Emparn Gilmar Bistrot, as informações que serão repassadas mostrarão se o agricultor poderá realmente esperar pelas chuvas, que começaram a cair timidamente no primeiro mês do ano, ou se ocorrerão ``veranicos'', que são períodos sem chuvas, um fenômeno meteorológico de estiagem acompanhado de calor intenso (25 a 35 graus Celsius).

``Esses dados dirão se os agricultores poderão intensificar os trabalhos nas lavouras, onde o governo vai distribuir sementes, qual cultura deverá ser intensificada e em que regiões. Além disso, o relatório dirá como será realizado o armazenamento de água, uma informação importante para a Secretaria de Recursos Hídricos, que atualmente se preocupam com os níveis ``normal'' e ``abaixo do normal'' apresentados pelos reservatórios. Tudo isso servirá para atender setores produtivos do Nordeste'', afirmou Bistrot.

As outras duas reuniîes aconteceram em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE), nos meses de dezembro e janeiro, respectivamente. Participarão do evento representantes do Centro de Pesquisas do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto do Semi-árido (INSA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Universidade Rural do Semi-árido (UFERSA), Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No encontro será feito um comparativo entre o que foi previsto nas duas reuniões anteriores e o comportamento das chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. Na quarta-feira à tarde, ocorrerá uma áudio-conferência com a participação de meteorologistas das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. O evento será encerrado na quinta-feira pela manhã, com a elaboração do relatório final das discussões, e divulgação do resultado no final da manhã da quinta, no auditório da Emater, no Centro Administrativo.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: