quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Saúde lança campanha de guerra contra a Dengue em Natal

Não dá mais para se falar em acabar com o mosquito da dengue. Para os gestores de saúde, as duas palavras de ordem agora são: preocupação e controle. Depois de um aumento significativo nas notificações de casos de dengue comparando-se janeiro de 2007 para janeiro desse ano, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta quarta pela manhã mais uma campanha que eles consideram ``agressiva'' e que começará a ser veiculada nas televisões, rádio e jornais de todo o Estado a partir de quinta. O número de notificações da Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) - a forma mais grave e que pode levar à morte - aumentou aproximadamente em 600%. Para se ter uma idéia, comparando-se os dois períodos, em 2007 foram 17 casos de FHD e nenhum óbito; em janeiro de 2008, já são 106 casos notificados, com três óbitos e um já confirmado como sendo FHD, os demais ainda estão sendo analisados. Com relação aos casos clássicos da dengue, o número é menor: 1.063, em 2007; e 1.484, em 2008. Esses dados são de todo o Estado.

Além da campanha, para o titular da pasta, Adelmaro Cavalcanti, o número alarmante de casos de dengue no Estado só poderá retroceder se for feito um somatório de ``ações articuladas'' entre gestores públicos - e aí inclua-se prefeitos de todos os municípios do Estado - Governo Estadual, Ministério da Saúde (MS) e a colaboração e vigilância da população. Adelmaro falou na importância de, nesse momento, a Sesap se articular com outros órgãos do Governo, como Caern, para que haja uma continuidade no abastecimento da água e as pessoas não sejam obrigadas a armazenar água de forma inadequada. Assim como também se articular o Legislativo de modo a ser criada uma lei que permita o acesso dos agentes de saúde nas construções civis, ou até mesmo uma responsabilização desse setor para não acumular gua de forma inadequada nas suas obras.

Emergenciais

No que se refere a ações emergenciais, os carros fumacê operaram durante o carnaval em bairros considerados prioritários, que são, de acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Celeste Rocha: Igapó, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi. ``Estamos todos imbuídos de dar respostas. O que temos de diferente nesse surto da epidemia são os números elevados. Daí a necessidade de uma ação mais agressiva. Queremos que vocês (imprensa) nos ajudem no sentido de mostrar à população que é possível ele fazer a operação focal. Dele não deixar o mosquito se proliferar em suas casas. Caso contrário, se a sociedade civil não se juntar ao Governo, a campanha pode fracassar'', alertou Celeste Rocha.

Adelmaro Cavalcanti insistiu também na necessidade de os prefeitos se engajarem. No momento, tem chamado a atenção da Sesap o número de casos do município de São Miguel, no Oeste Potiguar. Segundo informou, dos 21 mil habitantes, foram notificados 214 casos da dengue clássica e 17 FHD, dos quais um foi a óbito, ainda sem confirmação. A Sesap também divulgou os números de Natal: com 701 casos clássicos, 54 FHD notificados, dos quais 16 já foram confirmados.

Na campanha publicitária, cujo valor é desconhecido pela Sesap, já que foi feito por medida emergencial e foi custeada pelo Gabinete Civil, o mosquito da dengue será colocado com o ``inimigo nº 1'' da população, e toda uma atmosfera de ``crime'' será trabalhada nas peças. De modo a que ele seja procurado e devidamente aniquilado.

Fonte: DN Online

Um comentário:

Unknown disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
nobukunister@gmail.com