domingo, 24 de fevereiro de 2008

Senadora do RN critica ausência de mulheres em cargos de comando no Congresso

A líder da bancada feminina no Senado, Rosalba Ciarlini (DEM-RN), disse ter orgulho da história do primeiro voto de uma mulher no país. É que Celina Viana dos Guimarães --primeira mulher a tirar o título de eleitor no Brasil-- era de Mossoró (RN), cidade natal da senadora. Segundo ela, Mossoró tem orgulho de Celina e reverencia a precursora do voto feminino.

"Em Mossoró, temos muito orgulho da professora de artes, Celina Viana dos Guimarães. Ela era uma vanguardista em tudo: além de ser responsável pelo primeiro voto feminino, também era juíza de futebol, em um tempo que o preconceito era muito maior do que agora", disse Rosalba.

A própria senadora tem uma história política que a diferencia. Foi a primeira mulher eleita para o Senado no Rio Grande do Norte (em 2006) e a primeira prefeita de Mossoró (em 1988).

"Mas as mulheres ainda têm muito o quê avançar. Quando uma mulher é eleita no país, logo perguntam quais as ligações políticas que têm, como se não fosse possível para uma mulher construir seu trajeto", afirmou Rosalba. "Certamente, aos poucos, isso vai mudar", disse.

Para a senadora, as mulheres parlamentares que estão na Câmara e no Senado têm como desafio a participação em cargos de comando nas duas Casas. "Você já viu? Com tantas deputadas e senadoras não conseguimos ter um lugar nas Mesas Diretora da Câmara e do Senado", afirmou ela, indicando que no futuro deverá se candidatar um dos cargos de comando no Senado.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: